Boa tarde thurma do Gd!
Uha Uha Viva , Viva a República !
Li por ai q, foi graças a uma mentira e uma rixa amorosa q a República foi proclamada.
Além dos togas gatos, rede de boatos e invencionices nos bastidores do império, havia também uma disputa entre Marechal Deodorinho e o Senador Silveirinha pelo amor de uma loiraça baronesa, a ♥️Maria do Triunfo♥️.
Ela , uma elegante e bela viúva , era uma quarentona tão bonita que, se já existissem carro no Brasil naquela época, seria capaz de parar o trânsito! Parava então as charrete , carroças, bondes ...os trens lá.
Deodorinho , o barba perfumosa , galopava bem e , sempre q tinha oportunidade pulava a cerca pra escrever versinhos no leque da viuvinha .
Enquanto isso, o galanteador Silveirinha se exibia e, numa certa tarde , caiu do cavalo e quebrou a perna. Se lascou! Q nada, se deu muito bem. Quem ia todos os dias à sua cama cuidar dos ferimentos e de outras partes físicas era a baronesa...
Deodorinho remoeu a derrota por décadas.
O tempo passou e dia 14.nov.1889, os republicanos armaram uma cilada contando uma fake news para Deodorinho: “ O Silveirinha vai ser o chefe do ministério imperial”
Imediatamente o veterano marechal q , estava deitado com gripe e com crise de dispneia, pulou da cama balançou o dedinho e falou grosso: "Esse não”!
Foi com muita dor de cotovelo, pés inchados q , Deodorinho resolveu sepultar de vez o regime imperial. Mesmo adoentado e com o coração partido, levantou da cama e foi mudar o rumo da história.
Aproveito pra deixar esse belo vídeo q mostra uma parte da memória incontestável do nosso Brasil.
Amei o D. Pedro . Estou encantada com toda essa expressão da beleza e refinanciamento, nos mínimos detalhes da casa do príncipe.
Preservar e cultuar uma história de vida com tanta sofisticação, com ar de bom gosto, mostra todo o respeito com a história e a família.
"Casa é viva e se mexe mais do que a gente." ♥️ Claudia Melli , esposa do D.João.
Pamdhoratt 15-11-2021